Histórico de Peter Charles Jais e a Sugarsoft

Sugarsoft é uma empresa Brasileira fundada por Peter Charles Jais, químico e tecnólogo de açúcar sulafricano, residente no Brasil desde 1975.

Peter veio para Brasil convidado pela Dedini no ápice do “Pro -Açúcar”. Nesta época a empresa exportava usinas e tecnologia, e Peter teve um papel importante neste setor por ter projetado e estar envolvido com a montagem de várias usinas, postas em marcha e comissionamento(Cantaranas em Honduras, Ribero na Venezuela e Apal no Paraguai).
Em seguida, o Brasil entrou no “Pro-álcool”. A alta do barril de petróleo para mais de US$ 40 criou uma expectativa muito grande em relação a fabricação de álcool combustível a partir da cana de açúcar. Os fabricantes de equipamentos construíram mais de 100 novas destilarias de álcool e ampliaram as existentes. Peter esteve envolvido ativamente em todo este processo, e mais tarde na transformação destas, em usinas de açúcar, como São João, Cidade Gaúcha, Goioere e Copervale.

Peter montou sua própria empresa para fabricar pequenas destilarias. A empresa foi uma das pioneiras em moagem de sorgo sacarino para a produção de álcool combustível. Nos anos 80, vendeu  e montou 39 pequenas destilarias a partir de cana-de-açúcar, até que a queda do Petróleo, em 1986, interrompeu o ciclo do álcool. As destilarias autônomas começaram a produzir açúcar e quem tinha carro a álcool, passou para gasolina.

Peter foi convidado para ser superintendente de uma usina e destilaria em Minas Gerais, Usina Monte Alegre. Lá adquiriu muita experiência em novos empreendimentos, como distribuição de vinhaça ao campo por tubulação para irrigação, montagem de fábrica de levedura em conjunto com a fermentação, desenvolvimento de clarificador sem bandeja entre outros.

Depois de 7 anos na usina Monte Alegre, voltou para a Dedini onde assumiu a gerência da engenharia. Neste período foi responsável pela instalação dos 4 primeiros vácuos contínuos na América do Sul. Estes foram instalados em destilarias autônomas que queriam fabricar açúcar também. Estas 4 usinas foram totalmente automatizadas em todo o processo de evaporação, cozimento, cristalização, centrifugação e secagem.

Em 1999, montou a Sugarsoft, dedicando-se à consultoria, projeto e software dedicado a tecnologia de açúcar e álcool. Atualmente presta serviços de consultoria e projeto na Venezuela para o Grupo Corseragro, na República Dominicana para o Grupo Vicini, no Brasil para o Branco Peres e entre outros.

Com o forte retorno de interesse em produção de álcool combustível, em conjunto com cogeração, a Sugarsoft tem desenvolvido estudos de viabilidade e projetos de usinas, destilarias com cogeração no Brasil, Nigéria, Libéria, Jamaica, Austrália e Peru.

Site da Eclipse